quinta-feira, 14 de março de 2013

Rotina na Educação Infantil

“A rotina é compreendida como uma categoria pedagógica da educação infantil que opera como a estrutura básica organizadora da vida coletiva diária de um certo tipo de espaço social, creches ou pré-escola.” (Barbosa -2006)
  • Nas rotinas estão presentes o cuidado, a educação e a socialização. 
  • As rotinas são fundamentadas e apoiadas em certos fatores: a organização do ambiente, o uso do tempo, a seleção e as propostas de atividades e a seleção e oferta de materiais.
  • Ainda segundo Barbosa (2006), as rotinas são compostas de atividades recorrentes e reiterativas, mas que nem por isto precisam ser repetitivas. Para não tornar a rotina um ritual banalizado, é necessário acolher o inusitado, o imprevisto, a reinvenção e combater o “tédio da repetição, o estresse de fazer tudo igual”, constituindo um tempo diverso, divertido, diversificado.
  • As rotinas mantêm a regulação social, a segurança e a estabilidade – centrais e imprescindíveis à formação humana – mas é fundamental abrir espaço para o diferente, a surpresa, o não padronizado, o que também contribui para construir dos seres humanos.
Fonte: ORIENTAÇÕES AOS COORDENADORES INTERMEDIÁRIOS E EXECUTORES PEDAGÓGICOS DE CONVÊNIOS PARA ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL DAS CREs

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