ACOLHIDA
Para
uma melhor adaptação da criança (e dos pais) que chega a primeira vez na escola
no início do ano letivo ou em qualquer época do ano, o horário será flexível,
gradual (conforme planejamento coletivo);
A
professora receberá o aluno oferecendo várias possibilidades de jogos,
brinquedos ou atividades tranqüilas (contos, músicas etc.) para que a criança
possa se incorporar aos poucos à organização da rotina escolar, ao seu ritmo,
sem pressa e nem imposições, progressivamente, à medida que a criança for se
sentindo mais segura e tranqüila não haverá mais necessidade de que a família
permaneça na sala/escola.
O horário de entrada é ___h e após o período de
adaptação das crianças – planejamento coletivo: no pátio (o que fazer?) ou
direto para a sala.
RODINHA (rodas de conversa)
Momento
importante, pois a criança vai tomando consciência de grupo, vai conhecendo os colegas e percebe
que na escola também ocorrem experiências que existem fora dela. É hora da
professora formar uma roda com as
crianças e juntamente com elas e usando materiais, cartazes, fichas do nome das
crianças para realizar algumas atividades:
-
chamada: fichas dos nomes, cartazes, brincadeiras; verificar quem e quantos
estão presentes, ausentes, fazer os registros com os nomes...
-
calendário: identificar o dia do mês, da semana, quantos dias têm o mês...
-
tempo: verificar como está o tempo (ensolarado, nublado, chuvoso...) explorando
que tipo de roupa deve ser usada, cuidados com a saúde (água, protetor
solar...)
-
alfabeto; números; combinados
-
compartilhar os acontecimentos extra-curriculares (novidades) que os alunos
trazem de casa
-
dependendo do dia, apresentar um conto infantil, um acontecimento escolar ou
pessoal, estabelecendo relações entre pessoas, fenômenos ou situações
-
apresentação/planejamento do que será realizado no dia – organização das
tarefas – momento importante para que as crianças participem e entendam a vida
escolar.
Esse é um momento muito interessante, mas é preciso
cuidar para que não seja muito prolongado para que não haja desmotivação das
crianças e nem se torne uma atividade rotineira.
PLANEJAMENTO
Momento que se propõe e planeja as atividades que
requerem uma certa concentração e atenção para trabalhar determinados conteúdos
(coletivamente, em pequenos grupos ou individualmente). Estabelecer combinações
necessárias ao desenvolvimento das atividades que devem ser entendidas,
observadas e cumpridas. Deve ser orientado pela proposta da escola, observando
as unidades temáticas, os centros de interesse, os projetos e os problemas
propostos. Toda atividade deve ser contextualizada e interdisciplinar, seguindo
as orientações do currículo que está organizado nos diferentes eixos.
A IDA AO BANHEIRO E A HIGIENE DAS MÃOS
Explicar o uso correto das instalações sanitárias, o
uso do papel higiênico, a higiene das mãos.
O LANCHE (o refeitório)
A professora conduzirá os alunos até o refeitório.
Antes da refeição as crianças fazem a oração agradecendo a Deus pela merenda. A
professora orienta a turma quanto à organização e cuidados com a merenda,
lanchando junto para incentivá-las a lanchar. Na sexta-feira as crianças podem
trazer lanche de casa (piquenique, frutas) – orientar a não trazer salgadinhos,
balas, chicletes, observar a data de validade...
O PARQUE
É uma atividade livre, porém observada e acompanhada
pela professora. As crianças podem planejar seus próprios brinquedos. Tem o
cantinho da areia para brincar com as pás e os baldinhos.
HORA DOS PROJETOS (propostas de projeto - cada escola desenvolve os seus, conforme necessidade)
Brinquedoteca – espaço destinado a
disponibilização de brinquedos como bonecas, fogãozinho, passadeira, velotrol,
patinete, fantasias... Objetivo de estabelecer vínculos com os adultos e o meio
através da imitação, o faz-de-conta, a linguagem e a apropriação da imagem
corporal.
Videoteca: espaço utilizado para assistir filmes
educativos, de acordo com o tema estudado (contextualizado) ou ainda para
diversão (filme diferente trazido pela professora, pelos alunos ou pela escola)
Ludoteca: espaço lúdico que contém
diversos tipos de jogos de regras, jogo da memória, blocos lógicos,
computador... Com objetivo de desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a
linguagem oral e escrita, reconhecer as partes do corpo, desenvolver a
psicomotricidade...
Momento
da leitura:
é a hora das crianças manusearem livros e gibis, com o objetivo de desenvolver
o gosto pela leitura
Movimento:
projeto que visa resgatar as cantigas de roda e as brincadeiras infantis, além
de desenvolver a psicomotricidade.
SEGUNDA RODINHA
É a hora de contar histórias, ler poesias, cantar
músicas, trabalhar com massinha, fazer dramatização, produzir textos, releitura
– recontos. Na sexta-feira tem a Hora do
brinquedo (o aluno pode trazer de casa).
HORA CÍVICA
Toda segunda-feira, às ____h, a professora conduzirá
seus alunos até o pátio para o hasteamento/arreamento da Bandeira e o canto do
Hino Nacional, voltando para a sala a seguir.
HORA DA SAÍDA
É
hora de ir embora e rever os pais. Mas antes é necessário realizar a
organização da sala, arrumando as cadeiras e mesas no lugar, guardando os lápis
e outros materiais usados durante a aula e ainda, recolhendo os papéis que, por
ventura estejam no chão. A seguir é feita uma avaliação cooperativa com todos, fazendo
levantamento dos pontos positivos da aula e os pontos que devem ser melhorados
– pode usar o modelo das carinhas.
As crianças aguardam os pais na sala de aula até as
___h. Após esse horário os alunos que ainda ficarem na escola serão conduzidos
pela professora até ___________ onde aguardarão os pais/responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário