quinta-feira, 7 de março de 2013

ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - sugestão 1

Esta era a proposta de rotina utilizada na escola em que eu trabalhava... Cada escola pode adaptar à sua realidade...

ACOLHIDA
Para uma melhor adaptação da criança (e dos pais) que chega a primeira vez na escola no início do ano letivo ou em qualquer época do ano, o horário será flexível, gradual (conforme planejamento coletivo);
A professora receberá o aluno oferecendo várias possibilidades de jogos, brinquedos ou atividades tranqüilas (contos, músicas etc.) para que a criança possa se incorporar aos poucos à organização da rotina escolar, ao seu ritmo, sem pressa e nem imposições, progressivamente, à medida que a criança for se sentindo mais segura e tranqüila não haverá mais necessidade de que a família permaneça na sala/escola.
O horário de entrada é ___h e após o período de adaptação das crianças – planejamento coletivo: no pátio (o que fazer?) ou direto para a sala. 


RODINHA (rodas de conversa)
Momento importante, pois a criança vai tomando consciência  de grupo, vai conhecendo os colegas e percebe que na escola também ocorrem experiências que existem fora dela. É hora da professora formar  uma roda com as crianças e juntamente com elas e usando materiais, cartazes, fichas do nome das crianças para realizar algumas atividades:
- chamada: fichas dos nomes, cartazes, brincadeiras; verificar quem e quantos estão presentes, ausentes, fazer os registros com os nomes...
- calendário: identificar o dia do mês, da semana, quantos dias têm o mês...
- tempo: verificar como está o tempo (ensolarado, nublado, chuvoso...) explorando que tipo de roupa deve ser usada, cuidados com a saúde (água, protetor solar...)
- alfabeto; números; combinados
- compartilhar os acontecimentos extra-curriculares (novidades) que os alunos trazem de casa
- dependendo do dia, apresentar um conto infantil, um acontecimento escolar ou pessoal, estabelecendo relações entre pessoas, fenômenos ou situações
- apresentação/planejamento do que será realizado no dia – organização das tarefas – momento importante para que as crianças participem e entendam a vida escolar.
Esse é um momento muito interessante, mas é preciso cuidar para que não seja muito prolongado para que não haja desmotivação das crianças e nem se torne uma atividade rotineira. 


PLANEJAMENTO
Momento que se propõe e planeja as atividades que requerem uma certa concentração e atenção para trabalhar determinados conteúdos (coletivamente, em pequenos grupos ou individualmente). Estabelecer combinações necessárias ao desenvolvimento das atividades que devem ser entendidas, observadas e cumpridas. Deve ser orientado pela proposta da escola, observando as unidades temáticas, os centros de interesse, os projetos e os problemas propostos. Toda atividade deve ser contextualizada e interdisciplinar, seguindo as orientações do currículo que está organizado nos diferentes eixos.

A IDA AO BANHEIRO E A HIGIENE DAS MÃOS
Explicar o uso correto das instalações sanitárias, o uso do papel higiênico, a higiene das mãos.

O LANCHE (o refeitório)
A professora conduzirá os alunos até o refeitório. Antes da refeição as crianças fazem a oração agradecendo a Deus pela merenda. A professora orienta a turma quanto à organização e cuidados com a merenda, lanchando junto para incentivá-las a lanchar. Na sexta-feira as crianças podem trazer lanche de casa (piquenique, frutas) – orientar a não trazer salgadinhos, balas, chicletes, observar a data de validade... 

O PARQUE
É uma atividade livre, porém observada e acompanhada pela professora. As crianças podem planejar seus próprios brinquedos. Tem o cantinho da areia para brincar com as pás e os baldinhos. 

HORA DOS PROJETOS (propostas de projeto - cada escola desenvolve os seus, conforme necessidade)
Brinquedoteca – espaço destinado a disponibilização de brinquedos como bonecas, fogãozinho, passadeira, velotrol, patinete, fantasias... Objetivo de estabelecer vínculos com os adultos e o meio através da imitação, o faz-de-conta, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.   
Videoteca:  espaço utilizado para assistir filmes educativos, de acordo com o tema estudado (contextualizado) ou ainda para diversão (filme diferente trazido pela professora, pelos alunos ou pela escola)
Ludoteca: espaço lúdico que contém diversos tipos de jogos de regras, jogo da memória, blocos lógicos, computador... Com objetivo de desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a linguagem oral e escrita, reconhecer as partes do corpo, desenvolver a psicomotricidade...
Momento da leitura: é a hora das crianças manusearem livros e gibis, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura
Movimento: projeto que visa resgatar as cantigas de roda e as brincadeiras infantis, além de desenvolver a psicomotricidade. 

SEGUNDA RODINHA
É a hora de contar histórias, ler poesias, cantar músicas, trabalhar com massinha, fazer dramatização, produzir textos, releitura – recontos. Na sexta-feira tem a  Hora do brinquedo (o aluno pode trazer de casa). 

HORA CÍVICA
Toda segunda-feira, às ____h, a professora conduzirá seus alunos até o pátio para o hasteamento/arreamento da Bandeira e o canto do Hino Nacional, voltando para a sala a seguir. 

HORA DA SAÍDA
É hora de ir embora e rever os pais. Mas antes é necessário realizar a organização da sala, arrumando as cadeiras e mesas no lugar, guardando os lápis e outros materiais usados durante a aula e ainda, recolhendo os papéis que, por ventura estejam no chão. A seguir é feita uma avaliação cooperativa com todos, fazendo levantamento dos pontos positivos da aula e os pontos que devem ser melhorados – pode usar o modelo das carinhas.
As crianças aguardam os pais na sala de aula até as ___h. Após esse horário os alunos que ainda ficarem na escola serão conduzidos pela professora até ___________ onde aguardarão os pais/responsáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário