As Orientações Curriculares representam um esforço inicial de reflexão sobre Educação, Educação Infantil e Currículo, e devem ser submetidas à apreciação dos profissionais para leitura, referencial e crítica nos momentos de coordenação e formação.
Estas Orientações são um convite ao diálogo e a futuras reformulações, próprias de um campo da educação ainda recente do ponto de vista legal no Brasil e de tradição de oferta no Distrito Federal.
A elaboração de um currículo é um momento que muitos aguardam e outros resistem. Faz parte dos processos de construção coletiva em meio à diversidade humana. De qualquer forma, contamos com o compromisso que é próprio de quem escolhe ser educador e com a confiança que a SEDF deposita em suas instituições.
Acreditamos que os Projetos Político-pedagógicos efetivam as intencionalidades educativas da Educação Infantil, ou seja, concretizam em seu cotidiano o pensar, o fazer e o avaliar coletivo que devem caracterizá-los. A SEDF, as instituições e os profissionais, as famílias e as crianças materializam, com suas ações e iniciativas, o ano letivo a cada dia.
A discussão curricular e, posteriormente, sua versão final, vem no sentido de imprimir uma qualidade social ainda maior para a primeira etapa da Educação Básica.
Convidamos os profissionais da educação a conversarem, trocarem experiências e materiais, refletirem juntos, projetarem ações, decidirem coletivamente o que fazer, utilizarem este texto como matéria de estudo e de crítica.
Até porque, segundo Marina Colasanti: “A vida é assim, um chamamento”. Então, atendendo a esse chamado, continuemos nosso trabalho!
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Cuidado consigo e com o outro: convivência, saúde, identidade, autonomia.
Linguagem corporal
Linguagem oral e escrita
Linguagem Matemática
Linguagem Artística
Interação com a natureza e com a sociedade
Linguagem Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário