quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Currículo em Movimento - 1º Ciclo - Educação Infantil - 2013

Ao concluir, recomeçamos... (p. 107)

As Orientações Curriculares representam um esforço inicial de reflexão sobre Educação, Educação Infantil e Currículo, e devem ser submetidas à apreciação dos profissionais para leitura,  referencial e crítica nos momentos de coordenação e formação.
Estas Orientações são um convite ao diálogo e a futuras  reformulações, próprias de um campo da educação ainda recente  do ponto de vista legal no Brasil e de tradição de oferta no Distrito Federal.
A elaboração de um currículo é um momento que muitos aguardam e outros resistem. Faz parte dos processos de construção coletiva em meio à diversidade humana.  De qualquer forma, contamos com o compromisso que é próprio de quem escolhe ser educador e com a confiança que a SEDF deposita em suas  instituições.
Acreditamos que os Projetos Político-pedagógicos efetivam as intencionalidades educativas da Educação Infantil, ou seja, concretizam em seu cotidiano o pensar, o fazer e o avaliar coletivo que devem caracterizá-los. A SEDF, as instituições e os profissionais, as famílias e as crianças materializam, com suas ações e iniciativas,  o ano letivo a cada dia.
A discussão curricular e, posteriormente, sua versão final,  vem no sentido de imprimir uma qualidade social ainda maior para  a primeira etapa da Educação Básica. 
Convidamos os profissionais da educação a conversarem,  trocarem experiências e materiais, refletirem juntos, projetarem  ações, decidirem coletivamente o que fazer, utilizarem este texto  como matéria de estudo e de crítica. 
Até porque, segundo Marina Colasanti: “A vida é assim, um chamamento”. Então, atendendo a esse chamado, continuemos nosso trabalho!



ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Cuidado consigo e com o outro: convivência, saúde, identidade, autonomia.

Linguagem corporal

Linguagem oral e escrita


Linguagem Matemática


Linguagem Artística

Interação com a natureza e com a sociedade

Linguagem Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário